sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ALFAVACA
(ver Manjericão e Basílico)

Nome científico: Ocimum basilicum.
Nome popular: Alfavaca de vaqueiro, folha larga dos cozinheiros, manjericão doce, basilicão, basílico grande, basílico comum e basílico doce.
Família: Lamiaceae.


Origem: A origem do manjericão parece que está bem definida. Foram os hindus os primeiros a cultivar o manjericão, depois foi levado para o Egito e se espalhou juntamente com os povos gregos. Da Grécia o manjericão seguiu de carona juntamente com o Império Romano, e se alastrou por praticamente toda a Europa.
Descrição: Planta perene, muito aromática, apresenta folhas pequenas e atinge no máximo 50 cm de altura. A
época do plantio e durante todo ano. Gosta de locais ensolarados.

Planeta: Mercúrio, Terra.
Elemento: Terra, Ar, Água.
Propriedades mágicas: usado para feitiços de cura, limpeza, prosperidade, vitalidade.
Festivais e rituais: Sabbat de Imbolc e Litha.

Propriedades terapêuticas: estomatite, afta, bronquite, faringite, dor no útero, problemas dor na garganta, problemas respiratórios, problemas das vias urinárias, flatulência, insônia, crise nervosa, feridas nos seios, prisão de ventre alem de aumentar a produção do leite. Combate o mau hálito e as aftas; auxilia nos casos de inflamações na boca e na garganta, auxilia nos casos de cansaço, resfriados, problemas gastrintestinais e ajuda na eliminação de areia dos rins. O manjericão é usado como repelente de insetos.
Modo de usar: 10 gramas de folhas para meio litro de água quente; deixar repousar (tampado) durante 6 horas. Tomar um copo três vezes ao dia. No uso externo 10g de folha para um quarto de litro de água e banhar o local afetado.

Uso Culinário: Tempero para omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos e saladas. Usado em doces e licores. Não se recomenda secar esse tempero pois perde o aroma das folhas. Para conservar pique as folhas e deixe em óleo. Adicionar quando o preparo do prato estiver no fim, pois o sabor se perde com o calor.
Curiosidades: Na Grécia, a sua colheita seguia um ritual. Dizem que antes de tocar na planta, a mão direita tinha de ser purificada com folhas de carvalho e a mão esquerda tinha de ser lavada em três fontes diferentes.