domingo, 20 de fevereiro de 2011

ALHO


Nome Científico: Allium sativum L.
Nome Popular:
Família: Liliáceas.
Alho-comum, alho-da-horta, alho-hortense, alho-manso; garlic e cultivated garlic (inglês); ajo (espanhol), ail (francês), aglio e aglio comune (italiano); ail (francês); hsiao-suan (chinês); lasan (hindu).
Origem: Ásia Central.
Descrição: Até 60 cm de altura. Perene, bulbo composto de pequenos dentes(bulbilhos), envolto em túnicas esbranquiçadas; folhas pontudas, longas, achatadas, amareladas; flores pequenas, em cachos, de cor rosada ou brancas. Sabor amargo, intenso e persistente; odor característico.
Partes usadas: Os dentes da raiz.

Planeta: Marte, Saturno.
Elemento:
Fogo.
Deuses: Hécate, Marte, Ereshkigal, Erínias, Ares, Hequet, Heka, Anúbis.
Propriedades mágicas: Erva extremamente protetora. Pode ser pendurado em casa para proteger. Também utilizado para fazer exorcismos. Os antigos gregos colocavam o bulbo do alho em um monte de pedras em um cruzamento como uma oferenda à Hécate. Símbolo da saúde e fertilidade. Pendurado na casa, ajuda a proteger. Nos florais é usado para pessoas com esgotamento físico ou mental, hipocondríacas, com problemas de insônia.
Festivais e rituais: Sabbat de Samhain, Lammas.

Propriedades terapêuticas: O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades anti-microbianas e de efeitos benéficos ao coração e circulação sanguínea já eram valorizadas desde a Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Outros benefícios atribuídos ao alho incluem a redução da pressão sanguínea e prevenção de resfriados e outras doenças infecciosas.
Antibiótica, anticoagulante, controlador de colesterol, anti-inflamatória, vermífuga, anti-séptica, diurética, anti-térmica. O chá de alho com limão corta a tosse e bom para gripes e resfriados.

Modo de usar:
Ungüento: misturar a polpa do alho amassado em óleo de oliva. Este ungünento de ser aplicado sobre o local, protegendo-o com gaze: calo.
Insônia: esmagar um dente de alho em uma xícara de leite quente. Deixar esfriar pó 10min e após beber.
Cataplasma: espremer alguns dentes de alho, colocando sobre um lã quente. Aplicar sobre a região afetada: reumatismo, tumores.  Colocado ao longo da coluna espinhal e em cima do tórax de crianças, é muito útil em pneumonia. Colocado em cima da região da bexiga, tem demonstrado eficácia na descarga de urina quando a retenção é devido a bexiga paralisada. Colocar sobre verrugas ou calos por 12 noites consecutivas para eliminá-los.
Decocção: alguns dentes de alhos amassados em leite açucarado. Deixe ferver por 1min. Tomar 2 a 3 colheres ao dia: vermes.
Inflamação na garganta: um dente de alho batido, sumo de limão e uma colher de mel. Mistura-se e aplica na região da garganta.
Maceração: macere 2 dentes de alho e misture em um copo com água. Tomar e vezes ao dias: gripe, resfriado, tosse e rouquidão.
Tintura: moer uma xícara(café) de alho dentro de um recipiente contendo 5 xícaras de álcool 92°GL, deixar em maceração por 10 dias, coar. Tomar 10 gotas em meio copo de água 3 vezes ao dia, para problemas do  aparelho respiratório (gripes, ect.). Para hipertensão utilizar uma colher de chá da tintura em meio copo de água 3 vezes ao dia ou comer dois dentes de alho pela manhã.
Vermífugo: comer 3 dentes de alho pela manha em jejum durante 7 dias ou em infusão, com leite, tomar 3 ou 4 vezes ao dia.
Dores de ouvido: amassar 1 dente de alho em um colher (sobremesa) de azeite de oliva morno e pingar 3 gotas no ouvido e tampar com algodão.
- amassar 1 dente de alho em um colher (sobremesa) de azeite de oliva morno e tomar: combate a prisão de ventre, estimula a secreção dos sucos gástricos e intestinais, favorece a digestão.
Problemas circulatórios: maceração de 100g de alho em 400ml de álcool de cereais. Tomar uma colher média antes de dormir. 10g de tintura dissolvidos em um copo de água, 3 vezzes ao dia.
Óleo de essência: 7 gotas do óleo ao dia: processos infecciosos do aparelho respiratório e digestivo( estimula o pâncreas, a vesícula e o fígado)
Mordedura ou picadura de insetos, animais e infecções da pele: molhar a zona afetada com tintura de alho usando uma gaze, por 12 noites consecutivas.

Histórico e curiosidades:
O alho é usado medicinalmente há mais de 5 mil anos, e era conhecido pelos gregos como "rosa de mau cheiro". No Egito era usado para combater diarréia. Os gregos, antigamente, o utilizavam para combater doenças pulmonares e intestinais. Existem referências ao alho, nas pirâmides de Gisé, no Egito. Já no Egito antigo, acreditava-se que a ingestão de alho aumentava o rendimento físico e protegia contra as epidemias, por isso, os escravos, durante a construção da pirâmide de Queóps, eram alimentados com esta raiz. Durante a Primeira Guerra Mundial, o alho foi usado, em especial pelos ingleses, para combater a tuberculose e infecções.
O nome desta planta deriva da palavra celtica All (picante, acre). Existem registros escritos do seu uso desde milhares de anos pelos chineses, egpcios (era segundo consta includo na alimentação dos construtores de pirâmides, há cerca de 5000 anos, afim de lhes fornecer vigor e resistência contra as doenças), babilônios, copítas (para limpeza dos intestinos e cabeça), gregos, romanos, vikings, indianos e judeus( como antiparasitrio e para combater a melancolia).
Na India era utilizado no tratamento de mordeduras de serpentes e para tumores abdominais. Todos os grandes físicos clássicos tais como Aristéfanes, Dioscorides, Hipócrates e Galeno prescreveram Allium sativum l. contra doenças que iam desde desordens intestinais até ao envelhecimento e degeneração prematura.
No século I Dioscorides recomendou-o como desparasitante. O historiador romano Pílnio enumera sessenta e uma doenças contra as quais o Allium sativum L. tinha muitos efeitos tais como asma, distenses, dores de dentes Isto são para citar alguns exemplos.
Na idade média foi usado na Europa central, como remédio contra a surdez e lepra, no século XVII como preventivo (mas não como remédio, como se viu) contra a peste bubônica. Na própria bíblia católica há referências, ao seu uso e propriedades como desparasitante e debelador da melancolia. Durante a Segunda guerra mundial, os soldados russos faziam-se acompanhar por dentes de Allium sativum l. que esmagavam nos bordos das feridas, para evitar possíveis infecções. Atualmente ainda utilizado em muitas clínicas e hospitais russos (onde denominado como penicilina russa) sob a forma de extratos voláteis que são vaporizados e inalados. Modernas pesquisas confirmaram muitas das propriedades conferidas ao alho e transmitidas ao longo dos tempos de uma forma empirica.
No século XIX, Louis Pasteur demonstrou as propriedades antisépcticas do alho, informação que foi utilizada nas Guerras Mundiais pelos exércitos ingleses, alemães e russos. Para retirar o cheiro do alho das mãos, experimente esfregá-las debaixo da água corrente com uma colher de inox, como se fôsse sabonete.  O electrobilogo russo, professor Gurwitch, descobriu que o Allium sativum L. emite um tipo de radiação ultravioleta que mitogênica (estimula o crescimento e atividade celular), tendo um efeito rejuvenescedor em todas as funes corporais. O Dr. A. I. Virtanen, finlandês vencedor do prêmio Nobel, descobriu na planta várias substâncias benéficas, ao organismo.

Aroma e sabor: O seu aroma típico é fornecido por uma substância que o compõe, de noma alicina, a qual contém enxofre.
Uso Geral: Quando fritar o alho, tenha cuidado para não queimá-lo, pois o prato ficará com um sabor ácido. Para retirar o cheiro do alho das mãos, experimente esfregá-las debaixo da água corrente com uma colher de inox, como se fosse sabonete. O uso do sumo do limão ou vinagre também retira o odor do alho da mão. Para eliminar o desagradável hálito provocado pelo alho, masque salsa fresca ou grãos de café.