domingo, 24 de abril de 2011

Amor Perfeito

AMOR-PERFEITO

Nome científico: Viola tricolor.
Nome popular: amor-perfeito, amor-perfeito-bravo, erva-da-trindade, flor-da-trindade, viola, violeta de três cores.
Família: Violaceae.
Origem: Europa.
Descrição: O amor-perfeito é uma herbácea perene, pertencente à família das Violáceas, geralmente cultivada como bianual ou anual que atinge de 10 a 20cm de altura. A principal característica dessa flor são as cores de suas pétalas aveludadas; apresentam uma interessante combinação de três cores, entre as quais: o branco, amarelo, laranja, vermelho, marrom e muitos tons entre azul e roxo quase negro. A floração começa no inverno e pode ir até além da primavera. No jardim, o amor-perfeito fica lindo plantado como bordadura (nas bordas de caminhos e canteiros). Para ter sucesso no cultivo, é recomendável que receba algumas horas de sol direto. As regas devem freqüentes durante a floração. É ideal fazer o plantio em solo drenado e, se possível, rico em húmus.
Partes usadas: folhas e flores.

Planeta: Saturno.
Elemento: Fogo.
Deuses: Aine, Aoife, Mab, Aisling, Badbh, Gwinn Ap Nud e demais fadas.
Propriedades mágicas: Feitiços de amor, purificação, limpeza.
Rituais e Festivais: Usado para decorar e no óleo de Sabbat de Yule.


Propriedades terapêuticas: purificador do sangue, algo laxante, atua sobre as glândulas linfáticas, mau funcionamento dos rins com retenção de líquidos (edema). O povo faz uso deste medicamento na crosta láctea das crianças, eczema que dá no rosto e na cabeça com coceira. Usado contra a vontade contínua de urinar, emissão abundante de urina fétida, palpitações do coração, poluições noturnas com sonhos que causam inquietação. Indicado no tratamento de acnes, conjuntivites, dermatites, erupções na pele dos bebês, sarampo, seborréia do couro cabeludo e na pele, tosse, secreção pulmonar, reumatismo, rugas na região dos olhos. É muito empregada desde os tempos remotos. Homero conta que os atenienses a utilizavam para moderar a ira. Utilizavam uma guirlanda de flores da Viola tricolor para prevenir dores de cabeça e enjôos. Os chineses utilizam a espécie Viola yedoensis de forma similar. Esta última também empregada em tratamento do eczema infantil grave em um hospital de Londres. As folhas secas da Viola tricolor, pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma pomada, aplicadas sobre as feridas, ajudam a cicatrizá-las. Para curar infecções cutâneas, tratam-se as partes afetadas com compressas de gaze embebidas em uma infusão da planta. A decocção alivia também as dores reumatismais e trata as afecções de pele, dermatites e eczemas. A infusão, que também pode ser bebida, combate as afecções do sangue, a debilidade nervosa, o cansaço, as doenças cardíacas nervosas e icterícia, pois estimula o metabolismo. Constitui um bom expectorante devido a seu alto conteúdo em saponinas e também tonificam e fortalecem os vasos sanguíneos. Emprega-se como cosmético para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo. Serve para gargarejos. As raízes são eméticas.

Dosagem e preparo: usa-se o chá com 10 g de flores ou 20 g de folhas para um litro de água a ferver, 3 a 4 xícaras por dia.
- Feridas: folhas secas pulverizadas ou misturadas com melaté;
- Afecções do sangue, debilidade nervosa, cansaço, doenças cardíacas nervosas, ecterícia: infusão de uma colher de flores e folhas secas em uma xícara de água fervente, deixe por 3 min e beber 3 xícaras diárias, durante 1 ou 2 semanas.Pode-se fazer compressas desta infusão em infecções cutâneas e gargarejo para feridas na boca ou garganta, bem como lavar os olhos;
- Feridas, chagas e úlceras: compressas com flores e folhas secas e esmagadas, misturadas com leite frio.
Infusão para uso geral: Prepara-se infusão de duas colheres de café por xícara de água fervente, deixe descansar por um quarto de hora. Adoçar com mel. Em virtude dos efeitos eméticos do amor-perfeito, desaconselha-se o aumento das doses.
Xarope: triturar uma colher média de flores secas e colocar em maceração durante uma hora em 250g de água fervendo. Filtrar. Dissolver a quente, sem ferver, 250g de açúcar. Tomar de 5 a 6 colherinhas ao dia.
Depurativo:
Infusão: macerar, por uma noite, 8gr de flores e folhas secas de amor-perfeito em um quarto de litro de água fria. Pela manhã, ferver tudo, adicionando 100gr de leite açucarado. Filtrar a bebida e ingeri-la em jejum. Continuar o procedimento por 3 semanas.
Feridas,chagas e úlceras: Cataplasma: para favorecer a cicatrização, fazer compressas com flores e folhas frescas e esmagadas de amor-perfeito, misturadas com leite frio.
Infusão: por durante um quarto de hora uma colher de flores secas trituradas em uma xícara de água fervendo. Tomar de 2 a 3 vezes ao dia. Adoçar com mel.

Contra-indicações: não se deve administrar doses muito altas, já que a planta contém saponinas que podem produzir náuseas e vômitos.


Curiosidades e História
Na mitologia grega, conta que Zeus enamorou-se de uma jovem chamada Lo e provocou ciúmes em sua esposa Hera, ele transformou a moça em novilha e a manteve pastando aos seus pés. Por pena da dieta de ervas a que submeteu a amada, fez com que a terra produzisse lindas flores que chamou de Lo.[4] Outra lenda grega conta que as delicadas flores brancas eram adoradas por Eros, o cupido. Para inibir essa adoração, Afrodite as coloriu, o que resultou na coloração tricolor.
Na história conta que gregos e chineses usavam as violas como medicamento, e os celtas e romanos faziam com elas de perfumes. No livro de Shakespeare Sonho de uma noite de verão, o amor perfeito é a flor que Oberon pede a Puck encontrar para fazer adormecer Titânia e, ao acordar, ela ter-se-ía apaixonadou pela primeira pessoa que viu.
“Pansée Sauvage” é o perfume que abraça a linha Condessa, uma linha de cosméticos Portuguesa. À base de extracto de violeta tricolor (amor perfeito), sugere uma gama de produtos que conquistam pela fragrância agradável e delicada, criando uma envolvência exuberantemente verde e natural. Activa, a linha rende-se, no entanto à acção relaxante do aroma campestre e celebra as propriedades tónicas e antioxidantes do óleo extraído da violeta tricolor, recomendado para peles oleosas e para a prevenção do envelhecimento cutâneo.


Rituais e Festivais: Usado para decorar e no óleo de Sabbat de Yule.

sábado, 16 de abril de 2011

Amêndoas

AMENDÔAS

Nome científico: Prunus amygdalus [doce], Amygdalus communis [amarga].
Família: Rosaceae.
Descrição: As amêndoas amargas têm origem em amendoeiras com flores cor-de-rosa. Adapta-se a quase todos os tipos de solos, mas apresenta um maior desenvolvimento vegetativo nos de textura franca ou ligeiramente arenosos com cálcio e profundos. Vegeta em terrenos pedregosos, onde as camadas de pedra alternem com camadas de terra para que as raízes possam penetrar o que favorece a resistência à secura. Relativamente ao clima, esta espécie resiste às fortes geadas de Inverno, às altas temperaturas de Verão e às secas prolongadas. Prefere os locais arejados, não devendo ser plantada em vales, mas em encostas abrigadas dos ventos frios. É sensível às geadas tardias da Primavera.


Prunus amygdalus – doce:
Origem: Índia.
Descrições: As amêndoas doces têm origem em amendoeiras com flores brancas. Chegam a medir 6m de altura.
Parte usada: caroço, semente.
Curiosidade: semente doce, comestível, de uma variedade da amendoeira comum, o mesmo que castanha-de-macaco.
Utilidades: Culinária, terapêutica,


Amygdalus communis – amarga:
Origem: Árvore originaria da Mesopotâmia.
Descrição: As amêndoas amargas têm origem em amendoeiras com flores cor-de-rosa.
Parte usada: caroço, semente.
Curiosidade: semente de uma variedade da amendoeira comum, que tem gosto muito amargo.  Esta variedade de amendoeira, de caroço bastante quebradiço.
Utilidades: As amêndoas doces são comestíveis, como é sabido, e servem para a preparação dum óleo que tem várias aplicações. Óleo semelhante fornece as amêndoas amargas por expressão a frio, mas se este óleo for obtido pela destilação com água, torna-se então extremamente venenoso.

Planeta: Saturno, Plutão.
Elementos: Terra, Ar e Água.
Deuses: Eostre, Brigid.
Propriedades mágicas: Antigamente as amêndoas eram conhecidas por prevenir à intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas às refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.
Festivais e Rituais: Usado no óleo de Sabbat IMBOLC, BELTANE e OSTARA, e é um dos alimentos usados na festividade.

Propriedades medicinais - antiespasmódicas, doenças do estômago e do aparelho urinário, tosse bronquites, hemoptises, cálculos, catarros vesicais, gonorréias.
OBS: Pode ter veneno letal.


Modo de usar:
Brônquios (catarro, inflamações), pulmões (inflamações), tosse e bexiga (inflamações): -Decocção de 10 amêndoas doce sem casca.  Mergulhá-las em água fervente por 30seg, esmaga-las em um pilão, colocar em uma xícara(chá) de leite e ferver por 1min. Filtrar e adoçar com mel. Beber em seguida, repetir as doses 2 vezes ao dia. ­­
- Leite de amêndoas. Esmagar em pilão 100g de amêndoas doces sem casca, com algumas gotas de água e uma colher de açúcar, até ficar homogênes. Colocar num tecido e torcer coletando o líquido. Adicionar um 1 1/2l de água, 100g de açúcar, algumas gotas de flor de laranjeira. Tomar 2 ou 3 colheres (sopa) ao dia.
Curar ou prevenir frieiras: pó pata lavagem – 150g de farinha de amêndoasdoces, 100g de pó de sabão branco, 15g de borato de sódio, 75g de alúmen em pó, 60g de farinha de mostarda, 50g de tanino. Misturar e amassar bem, colocar uma pitada de pó em uma bacia com água quente e massageando bastante a pele.
Intestinos (prisão de ventre), laxativo: beber 60g de óleo de amêndoas doces.
Infecções pulmonares, tosses antigas: emulsão de óleo de amêndoas, gema de um ovo, açúcar e água. Tomar entre 1 colher (chá)  a uma colher (sopa) 3 vezes ao dia.
Óleo de amêndoas: aplicação sobre o local da inflamação.

Almíscar - Musck - Malva

ALMÍSCAR (Musk)


Nome científico: Malva moschata L.
Nome popular: Almíscar, malva-almiscarada, musk mallow.
Família: Malvaceae.
Origem: originária da Europa.
Descrição morfológica: um género botânico, bem como o nome vulgar de diversas espécies de plantas herbáceas da família Malvaceae. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas. Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins, enquanto outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas.

Partes usadas: folhas e flores.
Planeta: Marte, Urano.
Elemento: Terra, Fogo.
Deuses: Afrodite, Pele, Hera.
Propriedades mágicas: Amor e envolvimento. Incenso é usado para o bom-humor e autocontrole. Afrodisíaco, traz sensualidade e atração. Fortalece a aura. Aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição. É propício ao romance, às declarações de amor e à sensualidade. O incenso do musk atrai os opostos.
Festivais e rituais: Usado no Sabbat Imbolc, Beltane.

Propriedade terapêutica: Estimulante sexual. Usado no tratamento de problemas estomacais e intestinais, tosse, gastrite, para aumentar o leite nas lactantes, inflamações na boca, gengivas e garganta, abscessos de queimaduras. É um afrodisíaco e favorece a fama de alguns órgãos como os ovários, o útero e a próstata.
Uso: Em medicamentos e perfumarias. Aromatizante, usado na fabricação de incensos.