quarta-feira, 28 de novembro de 2012


AZEVINHO


Nome científico: Ilex aquifolium L.
Nome popular: Azevinho, azevinho-espinhiso, espinha-sempre-verde, azevim, zebro, pica-folha, pica-rato, visqueiro.
Família: Aqüifoliácea.
Descrição: A Ilex aquifolium ‚ uma árvore de grande porte, com folhas perenes, que pode alcançar 30m de altura. Seu crescimento é muito lento e, por essa razão, na maioria das vezes, a planta é‚ mais vista como um arbusto. A principal característica desta planta são os frutinhos - arredondados e de um vermelho brilhante e muito intenso. Interessante destacar que os frutos são produzidos apenas pelas plantas-fêmeas, geralmente no período compreendido entre o fim do verão e o início do outono. Trata-se de uma planta que necessita de sol pleno para se desenvolver bem. Além disso, é essencial o plantio em solo leve, rico em matéria orgânica e que apresente boa drenagem. Recomenda-se, também, garantir solo ácido e úmido.
Origem: Europeia.
Partes usadas: folhas, rizoma, casca, fruto.


Planeta: Saturno.
Elemento: Terra.
Deuses: Hell, Mãe Holle e o Deus Chifrudo nos seus aspectos minguantes do ano, Cailleac.
Propriedades mágicas: o azevinho é usado em enfeites do Sabbat de YULE, significa fertilidade, amor. Tambem usada para banir maus espíritos.
Rituais e festivais: Sabbats de Yule e Lammas.

Propriedade terapêutica: Indicado no tratamento de distúrbios hepáticos, dispepsia, histeria, febres, cólicas, enfermidades do estômago e intestinos, reumatismo. O fruto do azevinho é purgativo e as folhas combatem quaisquer cólicas ou enfermidades do estômago, pois têm efeitos adstringentes, sudoríficos, antiatríticas e febrífugas. Dizem que seu efeito analgésico para dores de estomago e intestinos é superior ao da morfina, beladona e cocaína.





Preparo e dosagens:
- Aperitivo diurético – Infusão: ferver 1L de água com um punhado de rizoma de azevinho por 2 min. Deixar em repouso por 10 min, antes de filtrar. Tomar á vontade.
-Febre: ferver 30g de casca de azevinho em 1L de água. Beber copos pequenas durante o dia.
-Purgativo: 2 à 5g de pó das bagas, dissolvidos em água.
-Febres intermitentes nas gripes, enfermidades infecciosas (sarampo, escarlatina, ect.), no reumatismo: infusão de 20g de folhas em 1L d’água. Tomar 4 a 5 xícaras por dia.

Uso: Muito utilizada nas decorações natalinas, esta planta tem a fama de espantar "maus espíritos" e trazer prosperidade. Conta uma antiga lenda, que o azevinho-inglês (Ilex aquifolium) era usado pelos druidas para afastar os maus espíritos, sendo colocados em portas e janelas, formando uma espécie de barreira. Acredita-se que daí tenha surgido a tradição de ornamentar a entrada da casa com azevinhos, especialmente no Natal. Mais especificamente o azevinho europeu, Ilex aquifolium - é comumente referenciado em tempo de Natal. Em muitas culturas ocidentais, o azevinho é uma decoração de Natal tradicional, usado especialmente em grinaldas. Muitos dos azevinhos são amplamente utilizadas como plantas ornametais em jardins e parques. Vários híbridos e numerosas cultivares foram desenvolvidas para o uso do jardim, entre eles, o muito popular "Highclere holly ", Ilex × altaclerensis (I. aquifolium × I. perado) e" azul holly ", Ilex × meserveae (I. aquifolium × I . rugosa). Hollies são frequentemente utilizados como barreiras; das folhas espinhosas torná-los difíceis de penetrar, e eles levam bem a poda e modelagem. Em heráldica , o azevinho é usado para simbolizar a verdade. Entre os séculos XIII e XVIII, antes da introdução de nabos, azevinho era cultivada para uso como forragem de inverno para o gado e ovelhas. Variedades menos espinhosas de azevinho foram preferidos, e na prática, as folhas que crescem perto do topo da árvore tem espinhos muito menos tornando-os mais adequados para forragem. Holly era também uma vez entre as madeiras tradicionais para gaitas Grandes Highland antes gostos virou-se para importados densas florestas tropicais, como cocuswood, ébano e pau preto Africano. 

ASSA-PEIXE


ASSA-PEIXE




Nome científico: Vernonia Polyanthes e Vernonia ferruginea Less.
Nome popular: Assa Peixe branco, Mata campo, urtiga-do-brasil, cambará branco, cambará-guassú, chamarrita, assa-peixe-de-santana, assa-peixe-do-pará, calção-de-velho, folha-de-santana.
Família: Asteraceae.
Descrição: Plantas arbustivas e perenes. Capítulos brancacentos. Floresce de janeiro a março quando são plantas apícolas e também de junho a agosto. Ocorrem em pastagens e áreas ácidas, a sol pleno; são indicativas de terra de baixa fertilidade. Por ser uma planta de porte elegante e muito florífera, pode perfeitamente ser aproveitada no paisagismo, como planta isolada ou na composição de maciços. 
Origem: Tipicamente brasileiro este arbusto cresce espontaneamente e distribui-se geograficamente do Paraná à Bahia e na região Centro Oeste. Floresce de janeiro a março, e também de junho a agosto.





Partes usadas: folhas, flores e raiz.
Elemento: Ar e Água.
Planeta: Saturno, Marte.
Deuses: deuses indígenas brasileiros.
Rituais e festivais: Sabbat de Imbolc.
Propriedades mágicas: usadas para limpeza e banimento.


Propriedades terapêuticas: Usadas popularmente contra gripe pulmonar, tosses rebeldes, contusão, bronquites, hemorróidas e banhos nas afecções do útero, pontadas no peito e costas. Indicado no tratamento de infecções da pele, afecções do útero, asma, bronquite, cálculos renais, contusões, diabete, diurética, dor musculares, gripe pulmonar, hemorróidas, pneumonia, resfriado, pontadas nas costas e no peito, reumatismo, rins, tosse rebelde.Indicado em casos de afecção da pele, afecções do útero, asma, bronquite, cálculos renais, contusões, diabete, diurética, dor muscular, gripe pulmonar, hemorróidas, litíase, pneumonia, pontadas nas costas e no peito, resfriado, reumatismo, rins, tosse rebelde, traqueobronquites. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.
Preparo e dosagens:
- diurético e pedras nos rins: ferver 6 folhas picadas durante 10mim em 1L de água. Tomar durante o dia;
- expectorante e bronquite: verter sobre 2 folhas cortadas, 1 xícara de água fervente. Após esfriar, adoçar com mel. Beber até 3 xícaras por dia durante 3 dias;
- ferver por 3 folhas bem picadas em 1 xícara de chá de água, por 5mim. Coar e aplicar sobre afecções da pele.
- xarope: 2 colheres picadas em 1 xícara de café de água. Deixe ferver por 5min, coara e adoçar com 2 xícaras de café de mel. Tomar 1 colher de sopa 2 ou 3 vezes ao dia.

Usos: Segundo os apicultores, o pólen retirado das flores dessa planta possibilita a produção de um mel muito saboroso, leve, de cor clara, que atende em cheio o gosto do povo europeu. O mel de assa-peixe é utilizado para tratar problemas de pele, queimaduras e picadas de todo o tipo de insectos. Este tipo de mel tem propriedades depurativas do sangue e propriedades calmantes.