terça-feira, 30 de novembro de 2010

ABÓBORA



Nome científico: Cucurbita moschata (Duch.) Duch. Ex Poir.
Nome popular: Abóbora, jerimum, moranga.
Família: Cucurbitácea.
Origem: Originária da América, era parte da base da alimentação das civilização  Asteca, Inca e Maia.
Descrição: Várias espécies botânicas são chamadas de "abóbora", entre elas Cucurbita moschata, Cucurbita maxima, Cucurbita pepo. Por serem espécies de polinização cruzada, há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como em outras características das plantas. Planta de ciclo anual, caule herbáceo rastejante, provido de gavinhas e raízes adventícias. Apresenta folhas cordiformes ou reniformes, de coloração verde-escura e com áreas prateadas. O produto de importância econômica são os frutos, que podem ultrapassar 50 cm de comprimento e, dependendo da variedade, apresentam formato achatado, alongado com o chamado "pescoço", ovóides, esféricos ou cilíndricos. Podem ser consumidos verdes ou maduros.
Partes usadas: Fruto, sementes.
Descrição da flor: Apresenta flores masculinas e femininas separadamente (planta monóica), de tamanho relativamente grande e coloração amarelo-vivo. As flores femininas possuem o ovário bem destacado, antecipando o formato do fruto.
Planeta: Lua.
Elemento: Água.
Deuses: Hécate, Perséfone, Ísis, Osíris, Hades, Anúbis, Inanna, Ereshkigal.

Propriedades mágicas: as sementes são usadas no óleo do Sabbat de Samhain. É um energizador, pode ser usado para vitalidade, fortalecimento e prosperidade. Em alguns lugares da Europa era usado para banir e afastar os fantasmas de sua casa.
Festivais e rituais: Sabbat de Samhain.

Propriedades terapêuticas: usa-se a farinha feita das sementes torradas como complemento alimentar, ajudando na nutrição. A abóbora é um fruto rico em vitamina A. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão.
Uso e curiosidades: A abóbora é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário