quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ARTEMÍSIA


ARTEMÍSIA

Nome científico: Artemisia vulgaris.
Nomes Populares: Artemísia,erva de são João, Artemige, Artemigem, Artemigio, Artemisia comum, Flor de São João; é ocasionalmente conhecido como erva criminoso, erva crisântemo selvagem, absinto, velho Tio Henry, tabaco marinheiro, homem impertinente, velho ou planta de São João (não confundir com a a Erva de São João).

Família: Asteraceae.
Origem e cultivo: É nativa de clima temperado da Europa, Ásia, norte da África e no Alasca e é naturalizada na América do Norte, onde alguns consideram um invasorde ervas daninhas. É uma planta muito comum que cresce em solos nitrogenados, como áreas de convivência e não cultivadas, tais como locais de resíduos e estradas.
Descrição: Planta vivaz, de até 1m de altura, talos eretos, ramificados, violáceos. Folhas polimorfas, verde escura na parte superior e esbranquiçada na inferior, pubescentes. Flores amarelentas, formando racimo piramidal, com folhas entre mescladas. Floresce no verão.
Parte usada: folhas e flores.



Planeta: Lua, Vênus.
Elemento: Água.
Deuses: Ártemis, Diana, Selene, Hestia/ Vestia, Hécate, Innana, Isthar, Ariadne.
Propriedades mágicas: adivinhação, alteração da consciência. Sonhos proféticos, conhecimentos psíquicos, realização de projetos. Purificação, limpeza e selamento. Os emplastos de artemísia no plexo solar, limpam, energizam e dão coragem. Ramos de artemísia presos as portas da casa evitam a entrada de inveja e qualquer energia negativa. As vassouras feitas com artemísia protegem o ambiente e atraem espíritos benfazejos. Ela é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar muito mais no seu papel, com sua maternalidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes, ou que não se assumem inteiramente, pois precisam fazer numa grande parte da sua vida, papel de homens. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. Também é conhecida desde a antigüidade por ajudar nos partos. Seu nome provem da deusa Ártemis, que era a protetora dos partos Os banhos de imersão com chá forte de artemísia, facilitam o parto. Em grego artemísia significa integridade e boa saúde
Festivais e rituais: Erva usada e nos rituais em honra da Deusa grega Ártemis e na confecção do óleo de SAMHAIN e IMBOLC.


Propriedades terapêuticas: Alivia anemias, cólicas abdominais, debilidades estomacais, diarréia, inflamação dos intestinos, emenagoga, gastrite, nevralgia, icterícia. Possui propriedades diuréticas, sedativas, antiinflamatórias, anti-espasmódicas e vermífugas (lombrigas e oxiúros). Chá é excelente antiepilético. Fricções do suco das folhas podem ajudar nas artralgias e dores reumáticas. Regulariza a menstruação, usado nos casos de epilepsia, reumatismo, anemia, gastrite e hemorróidas. Não é recomendado para as mulheres em fase de amamentação.

Modo de usar:
Infusão - 2 a 3 folhas e 3 a 4 flores em 1 xícara de chá com água, tomar 1 xícara por dia.
- 2 colheres de sopa da erva para 1 litro de água. Tomar no máximo três xícaras por dia.
Fricções do suco das folhas podem ajudar nas artralgias e dores reumáticas.
-Infusão de 30g de flores e folhas secas, em 1L de água fervente. Adoçar e beber em jejum 1 xícara (café) pela manhã, nos 4 a 5 dias que antecede a menstruação: menstruação difícil. Beber 3 xícaras (café) da infusão  acima descrita, durante o período menstrual: menstruação dolorosa. Dose máxima diária: 200ml.
-infusão de 15g de folhas e/ou flores em 1 litro de água. Utilizar 2 a 4 xícaras por dia.
-infusão de 1 colher (sopa) em 1 litro de água quente. Cobrir e deixar macerar por 10 minutos. Tomar 1 xícara (chá) após as refeições: digestivo.
-infusão de 1 colher (chá) de folhas em 1 xícara (há´) de água quente. Cobrir e deixar macerar por 5 minutos. Tomar 2 a 3 xícaras (café) ao dia: cólicas menstruais.
Decocção: - decocção de 2 colheres (sopa) de flores em ½ litro de água. Ferver por 1 minuto. Deixar macerar por 15 minutos. Tomar 2 xícaras (chá) ao dia, ao levantar e ao deitar: tônico circulatório.
- decocção de 1 colher (sopa) de raízes em ½ litro de água. Ferver durante 15 minutos. Tomar ½ xícara (chá), 4 vezes ao dia: calmante e anti-espamódico.
Pó: -misturar em 20mg de pó de raiz seca, um pouco de açúcar. Fazer de hora em gora, aumentando a dose até 100mg: convulsões;
-Misturar de 150mg de pó de raiz seca em 30g de açúcar. Tomar 4 vezes ao dia: epilepsia.
Uso externo:
-compressa quente, 1 a 3 vezes ao dia, com o suco das folhas e/ou raízes, no reumatismo.
-repelente: os raminhos secos são colocados em armários e estantes como repelentes de traças.
CUIDADO: não deve ser utilizado durante a gravidez, pois exerce forte ação sobre o útero, podendo causar aborto.


Curiosidades:

Na China - Há várias referências à artemísia chinês usando na cozinha. O famoso poeta chinês SuShi  no século 11 mencionou em um de seus poemas. Há poemas ainda mais antigas e músicas que podem ser rastreados de volta para 3 aC. Principalmente foi chamado lóuhāo ou Ai Tsao em mandarim. Artemísia pode ser preparado como um prato frio ou podem serfritos com carne fresca ou defumada. O Hakka Taiwan também usá-lo para fazer Chhu-Khak-ke. Artemísia é utilizado na prática da medicina tradicional chinesa, em uma forma pulverizada e envelhecido chamado moxa.


Na Alemanha - Na Alemanha, conhecido como Beifuß, é usado principalmente para ganso temporada, especialmente o ganso assado tradicionalmente consumidos no Natal. A partir do uso, alemão antigo, de um ramo de artemísia inserida na cavidade do ganso, vem o. Dizendo "goosed" ou "é goosed" 


No Japão - Artemísia ou Yomogi é usado em uma série de pratos japoneses, incluindo Yokan, uma sobremesa, ou mochi kusa , também conhecidos como Yomogi mochi. Bolos de arroz artemísia, ou mochi kusa são usados ​​para doces japoneses chamados Daifuku (que traduzido literalmente 'sorte grande' meio). Para tornar estes levar uma pequena quantidade de mochi e enchê-lo ou envolvê-la em torno de um recheio de fruta ou adoçado azuki colar (feijão vermelho). Tradicional Daifuku pode ser rosa pálido verde, branco ou pálido e estão cobertos de uma fina camada de fécula de batata para evitar que grudem. Ingredientes para kusa mochi: Todo o grão de arroz marrom doce e erva artemísia japonês (Yomogi). A artemísia é um ingrediente vital de kusa mochi (bolinho de arroz com artemísia) e mochi hishi (losango bolo de arroz), que é servido no Festival da boneca em março. Além disso, a poeira de papel no lado de baixo das folhas de artemísia é recolhida e usada na moxabustão. Em algumas regiões do Japão, há um antigo costume de pendurar Yomogi íris e deixa juntos fora casas a fim de manter os maus espíritos. Diz-se que os espíritos malignos não gosta de seu cheiro. O suco é dito para ser eficaz em parar o sangramento, diminuindo febres e purgar o estômago de impurezas. Ele também pode ser fervida e levada para aliviar constipações e tosse.



Na Coréia - Em ambos  do Norte e Coréia do Sul, artemísia, ssuk é usado em sopas e saladas. Uma sopa tradicional contendo artemísia e mariscos é ssukguk, feito na primavera a partir das plantas jovens, pouco antes de florescer. Outro prato é nomeadossukbeomul, em que a artemísia é misturado com a farinha de arros , açúcar, sal e água e depois é vaporizada. É um ingrediente comum em bolos de arroz, chás, sopas e panquecas. Conhecido como um limpador de sangue, crê-se ter diferentes propriedades medicinais, dependendo da região que é recolhida. Em algumas regiões, artemísia afina o sangue, enquanto em outra região, é reivindicado ter alucinógenas propriedades, levando alguns a passar para fora do contato direto da pele (absorção dérmica), com os produtos químicos ativos. Por esta razão, alguns coreanos também usar uma luva de seda ao escolher plantas artemísia. A sua principal utilização, no entanto, está em Moxabustão . A artemísia é queimado em pontos de pressão do corpo, assim como a acupuntura.



Em Allergen - Pólen artemísia é uma das principais fontes de febre do feno e alérgicas asma, no Norte da Europa, América do Norte e em partes da Ásia. O pólen Artemísia geralmente viaja menos de 2.000 metros. A maior concentração de artemísia pólen é geralmente encontrada entre 9 e 11 horas. A associação alergia finlandesa recomenda rasgando como método de erradicar artemísia. Rasgando artemísia é conhecido para diminuir o efeito da alergia, como o pólen voa somente a curtas distâncias. Cozinhar é conhecido por diminuir a alergenicidade de artemísia.


OUTRAS ARTEMÍSIAS

Existem outras espécies do gênero Artemisia chamados artemísia:
Artemísia Douglas: Artemisia douglasiana



Alpine Artemísia: Artemisia glacialis



Artemísia norueguês: Artemisia norvegica



Japonês artemísia ("Yomogi"): Artemisia princeps
Hoary Artemísia: Artemisia stelleriana


Chinês Artemísia: Artemisia verlotiorum
Absinto: Artemisia absinthium L.



Losna: Abrótano, Artemísia abrotanuml.
Estragão: Artemísia dracunculus.Deuses: Lilith, Ceridwen.




Nenhum comentário:

Postar um comentário