quinta-feira, 31 de maio de 2012

ANIS-ESTRELADO


ANIS-ESTRELADO



  • Nome Científico: Illicium verum.
  • Nomes usados: Anis-estrelado, anis-da-sibéria, badiana, funcho-da-china, anis-doce, erva-doce-chinesa, anis-verdadeiro, anis-da-sibéria, anis-siberiano..
  • Família: Magnoliceae.
  • Origem: Sua origem é tida como chinesa.
  • Parte utilizada: sementes, frutos.
  • Descrição: O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas; suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho. A árvore do anis-estrelado faz lembrar o loureiro pelo seu belo porte e a magnólia por suas flores decorativas. Toda a planta exala um agradável aroma semelhante ao anis, ainda que mais intenso. 



Planeta: Lua, Vênus.
Elemento: Ar, Terra.
Propriedades mágicas: atrai sorte. Bom para abundância, vitalidade, proteção, purificação e limpeza. Erva usada em porções, óleos e pós para atrair o Povo das Fadas. Planta de influência vênusiana seu banho serve nos casos amorosos, e como defumação aliada a outros componentes para abrir os caminhos amorosos e propiciar boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo.
Rituais e festivais: Sabbat de Beltane, Litha, Imbolc.


Propriedade Terapêutica: emprega-se para a tosse, catarro bronquial, asma, inapetência, catarro gastrintestinal, espasmos de órgãos respiratórios e digestivos (cólicas). Anis em pó misturado com cenouras é muito conveniente para o tratamento de lombrigas nas crianças. Para a cura de enxaquecas de origem digestiva, cólicas menstruais e infantis, problemas cardiovasculares, asma, para combater náuseas e vômitos durante a gravidez e para aumentar a produção de leite materno. Ação carminativa, diurética, estimulante geral, estimulante da produção de leite materno, contra cólicas e espasmos e para disfunções do estômago. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).

Modo de usar:
-O chá das sementes serve para acabar com dor de barriga, gases e azia; aumenta o leite da mãe e provoca o sono.
-O azeite das sementes friccionado na cabeça mata piolhos e no ventre acalma as cólicas.
-O óleo tem perfume doce e suave e é utilizado como expectorante, uma vez que ativa a produção das secreções pulmonares.
-Empregado como auxiliar na cura de tosse, catarro e asma e a infusão serve para atenuar as cólicas estomacais.
-Recomendada para mulheres grávidas e gestantes, promovendo alívio na sensação de enjôo e nos vômitos, além de aumentar a produção de leite materno.
CONTRA-INDICAÇÃO: se empregadas doses indicadas pelo especialista não há contra-indicações. Em excesso provoca embriaguez, confusão mental e tremores - efeitos tóxicos. Pessoas com pressão baixa não devem utilizar-se desta erva.

Uso: Utilizado em bebidas, alimentos e para produzir remédios. Não temos muitas aplicações do anis estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá que pode ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcóolicas. Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar grandes pedaços de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos. Na culinária, a estrela-de-anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas, como a sambuca.

3 comentários:

  1. Bom que gostou. Este é um trabalho que fiz alguns anos atras e hoje estou atualizando e compartilhando.
    Irei visitar seus blogs.
    Foi um prazer

    Hékath

    ResponderExcluir
  2. Oi estou gravida e gostaria d saber qual quantidade diaria q posso tomar desse cha delicioso, desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  3. Olá. Adorei o site. Sabe qual é a dose diária permitida? Seria uma "estrela" para uma xícara de chá? Obrigada ;)

    ResponderExcluir