quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ASSA-PEIXE


ASSA-PEIXE




Nome científico: Vernonia Polyanthes e Vernonia ferruginea Less.
Nome popular: Assa Peixe branco, Mata campo, urtiga-do-brasil, cambará branco, cambará-guassú, chamarrita, assa-peixe-de-santana, assa-peixe-do-pará, calção-de-velho, folha-de-santana.
Família: Asteraceae.
Descrição: Plantas arbustivas e perenes. Capítulos brancacentos. Floresce de janeiro a março quando são plantas apícolas e também de junho a agosto. Ocorrem em pastagens e áreas ácidas, a sol pleno; são indicativas de terra de baixa fertilidade. Por ser uma planta de porte elegante e muito florífera, pode perfeitamente ser aproveitada no paisagismo, como planta isolada ou na composição de maciços. 
Origem: Tipicamente brasileiro este arbusto cresce espontaneamente e distribui-se geograficamente do Paraná à Bahia e na região Centro Oeste. Floresce de janeiro a março, e também de junho a agosto.





Partes usadas: folhas, flores e raiz.
Elemento: Ar e Água.
Planeta: Saturno, Marte.
Deuses: deuses indígenas brasileiros.
Rituais e festivais: Sabbat de Imbolc.
Propriedades mágicas: usadas para limpeza e banimento.


Propriedades terapêuticas: Usadas popularmente contra gripe pulmonar, tosses rebeldes, contusão, bronquites, hemorróidas e banhos nas afecções do útero, pontadas no peito e costas. Indicado no tratamento de infecções da pele, afecções do útero, asma, bronquite, cálculos renais, contusões, diabete, diurética, dor musculares, gripe pulmonar, hemorróidas, pneumonia, resfriado, pontadas nas costas e no peito, reumatismo, rins, tosse rebelde.Indicado em casos de afecção da pele, afecções do útero, asma, bronquite, cálculos renais, contusões, diabete, diurética, dor muscular, gripe pulmonar, hemorróidas, litíase, pneumonia, pontadas nas costas e no peito, resfriado, reumatismo, rins, tosse rebelde, traqueobronquites. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso.
Preparo e dosagens:
- diurético e pedras nos rins: ferver 6 folhas picadas durante 10mim em 1L de água. Tomar durante o dia;
- expectorante e bronquite: verter sobre 2 folhas cortadas, 1 xícara de água fervente. Após esfriar, adoçar com mel. Beber até 3 xícaras por dia durante 3 dias;
- ferver por 3 folhas bem picadas em 1 xícara de chá de água, por 5mim. Coar e aplicar sobre afecções da pele.
- xarope: 2 colheres picadas em 1 xícara de café de água. Deixe ferver por 5min, coara e adoçar com 2 xícaras de café de mel. Tomar 1 colher de sopa 2 ou 3 vezes ao dia.

Usos: Segundo os apicultores, o pólen retirado das flores dessa planta possibilita a produção de um mel muito saboroso, leve, de cor clara, que atende em cheio o gosto do povo europeu. O mel de assa-peixe é utilizado para tratar problemas de pele, queimaduras e picadas de todo o tipo de insectos. Este tipo de mel tem propriedades depurativas do sangue e propriedades calmantes. 

Um comentário:

  1. bom dia, o que possibilita a produção de mel é o néctar e não o pólen.

    ResponderExcluir