sábado, 16 de abril de 2011

Almíscar - Musck - Malva

ALMÍSCAR (Musk)


Nome científico: Malva moschata L.
Nome popular: Almíscar, malva-almiscarada, musk mallow.
Família: Malvaceae.
Origem: originária da Europa.
Descrição morfológica: um género botânico, bem como o nome vulgar de diversas espécies de plantas herbáceas da família Malvaceae. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas. Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins, enquanto outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas.

Partes usadas: folhas e flores.
Planeta: Marte, Urano.
Elemento: Terra, Fogo.
Deuses: Afrodite, Pele, Hera.
Propriedades mágicas: Amor e envolvimento. Incenso é usado para o bom-humor e autocontrole. Afrodisíaco, traz sensualidade e atração. Fortalece a aura. Aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição. É propício ao romance, às declarações de amor e à sensualidade. O incenso do musk atrai os opostos.
Festivais e rituais: Usado no Sabbat Imbolc, Beltane.

Propriedade terapêutica: Estimulante sexual. Usado no tratamento de problemas estomacais e intestinais, tosse, gastrite, para aumentar o leite nas lactantes, inflamações na boca, gengivas e garganta, abscessos de queimaduras. É um afrodisíaco e favorece a fama de alguns órgãos como os ovários, o útero e a próstata.
Uso: Em medicamentos e perfumarias. Aromatizante, usado na fabricação de incensos.

Um comentário: