sábado, 16 de abril de 2011

Amêndoas

AMENDÔAS

Nome científico: Prunus amygdalus [doce], Amygdalus communis [amarga].
Família: Rosaceae.
Descrição: As amêndoas amargas têm origem em amendoeiras com flores cor-de-rosa. Adapta-se a quase todos os tipos de solos, mas apresenta um maior desenvolvimento vegetativo nos de textura franca ou ligeiramente arenosos com cálcio e profundos. Vegeta em terrenos pedregosos, onde as camadas de pedra alternem com camadas de terra para que as raízes possam penetrar o que favorece a resistência à secura. Relativamente ao clima, esta espécie resiste às fortes geadas de Inverno, às altas temperaturas de Verão e às secas prolongadas. Prefere os locais arejados, não devendo ser plantada em vales, mas em encostas abrigadas dos ventos frios. É sensível às geadas tardias da Primavera.


Prunus amygdalus – doce:
Origem: Índia.
Descrições: As amêndoas doces têm origem em amendoeiras com flores brancas. Chegam a medir 6m de altura.
Parte usada: caroço, semente.
Curiosidade: semente doce, comestível, de uma variedade da amendoeira comum, o mesmo que castanha-de-macaco.
Utilidades: Culinária, terapêutica,


Amygdalus communis – amarga:
Origem: Árvore originaria da Mesopotâmia.
Descrição: As amêndoas amargas têm origem em amendoeiras com flores cor-de-rosa.
Parte usada: caroço, semente.
Curiosidade: semente de uma variedade da amendoeira comum, que tem gosto muito amargo.  Esta variedade de amendoeira, de caroço bastante quebradiço.
Utilidades: As amêndoas doces são comestíveis, como é sabido, e servem para a preparação dum óleo que tem várias aplicações. Óleo semelhante fornece as amêndoas amargas por expressão a frio, mas se este óleo for obtido pela destilação com água, torna-se então extremamente venenoso.

Planeta: Saturno, Plutão.
Elementos: Terra, Ar e Água.
Deuses: Eostre, Brigid.
Propriedades mágicas: Antigamente as amêndoas eram conhecidas por prevenir à intoxicação, no tempo medieval as amêndoas eram adicionadas às refeições por esse mesmo propósito. Além disso, a amêndoa é consumida para dar inteligência.
Festivais e Rituais: Usado no óleo de Sabbat IMBOLC, BELTANE e OSTARA, e é um dos alimentos usados na festividade.

Propriedades medicinais - antiespasmódicas, doenças do estômago e do aparelho urinário, tosse bronquites, hemoptises, cálculos, catarros vesicais, gonorréias.
OBS: Pode ter veneno letal.


Modo de usar:
Brônquios (catarro, inflamações), pulmões (inflamações), tosse e bexiga (inflamações): -Decocção de 10 amêndoas doce sem casca.  Mergulhá-las em água fervente por 30seg, esmaga-las em um pilão, colocar em uma xícara(chá) de leite e ferver por 1min. Filtrar e adoçar com mel. Beber em seguida, repetir as doses 2 vezes ao dia. ­­
- Leite de amêndoas. Esmagar em pilão 100g de amêndoas doces sem casca, com algumas gotas de água e uma colher de açúcar, até ficar homogênes. Colocar num tecido e torcer coletando o líquido. Adicionar um 1 1/2l de água, 100g de açúcar, algumas gotas de flor de laranjeira. Tomar 2 ou 3 colheres (sopa) ao dia.
Curar ou prevenir frieiras: pó pata lavagem – 150g de farinha de amêndoasdoces, 100g de pó de sabão branco, 15g de borato de sódio, 75g de alúmen em pó, 60g de farinha de mostarda, 50g de tanino. Misturar e amassar bem, colocar uma pitada de pó em uma bacia com água quente e massageando bastante a pele.
Intestinos (prisão de ventre), laxativo: beber 60g de óleo de amêndoas doces.
Infecções pulmonares, tosses antigas: emulsão de óleo de amêndoas, gema de um ovo, açúcar e água. Tomar entre 1 colher (chá)  a uma colher (sopa) 3 vezes ao dia.
Óleo de amêndoas: aplicação sobre o local da inflamação.

2 comentários: