quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AVELÃ


AVELÃ





Nome científico: Corylus avellena L.
      Nome popular: aveleira, avelã. Coll (irlandês antigo), Cobbly-Cut, Filbeard, Nuttall, Victor-Nut
      Madeira-Nut, Halse, Hezzel
Família: Betuçacea.
Descrição: a aveleira é uma planta de porte arbustivo e arbóreo; as folhas são ovais e caducas; as flores não apresentam perianto, cada bráctea apresenta de quatro a oito estames e as inflorescências são pistiladas; o ovário apresenta um ou dois óvulos por lóculo; o fruto é uma noz subglobosa ou ovóide, com pericarpo lenhoso, rodeado por um envoltório de folhas, irregularmente dentado ou, às vezes tubular, agrupado em rácimos na extremidade das brotações.
Origem: Grã-Bretanha e Irlanda. As espécies Corylus americana e C. cornuta são naturais do Norte da América, porém a maioria dos cultivares utilizado é oriunda da aveleira comum (C. avellana), que parece ser originária da Ásia Menor, nas margens do Mar Negro.

Planeta: Sol.
Elemento: Ar.
Deuses: Boann, Danu, Dagda, Airmid.
Propriedades mágicas: A madeira é apropriada para fazer qualquer tipo de bastão. Um ótimo encantamento para lhe trazer sorte consiste em fazer uma cruz solar amarrando dois galhos juntos com um cordão vermelho ou outro dourado. Avelã é o fruto da sabedoria (alimento dos salmões), estudos. Boa para memória. Fertilidade e abundância. Hazel tem uma reputação como uma árvore mágica e está protegido. Uma haste de avelã é suposto proteger contra os maus espíritos, bem como ser usado para a água de condão ou varinhas. Em algumas partes da Inglaterra, avelãs foram realizadas como amuletos e / ou realizada para afastar reumatismo.Enquanto em avelã Irlanda era conhecida como a "Árvore do Conhecimento" e, em tempos medievais era um símbolo de fertilidade.
Rituais e festivais: Sabbat de Imbolc e Ostara.

Propriedades terapêuticas: inflamação intestinal, ferida, ulceração, Tônico venoso, cicatrizantes, depurativa, sudorífera, febrífuga, adstringente. Como a avelã traz em si igualmente a  vitamina B9 ou ácido fólico, ela é prescrita para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e nas naemias carenciais. Ela também é encontrada nas conhecidas barrinhas nutritivas. Somada ao mel ela resgata imediatamente as energias desperdiçadas. A decocção da casca e folhas tanto ingerida como aplicada em compressas sobre as pernas é recomendadas em casos de varizes, flebite e hemorróidas. Tem efeito vasoconstritor e hemostático. Externamente é usada como cicatrizante e são úteis nas feridas de difícil cicatrização e úlceras varicosas. É utilizada em caso de gripes ou resfriado para acelerar a cura e também em casos de obesidade, para a depuração do organismo e emagrecimento como consequência da sudação. Tem também propriedades preventivas do aparelho urinário. É um óptimo alimento para formação dos tecidos (pelas suas proteínas), de força (pelos seus açúcares), gerador de calor (pela gordura) e mineralizador (pelos sais minerais), ou seja, é um alimento completo, um verdadeiro tesouro nutritivo. Deve mastigar-se muito bem, de forma a que sua digestão não seja difícil.


Utilização: a avelã é bastante saborosa, alimentícia, rica em proteína e com 50 a 60% de óleo. As porcas de todas as avelãs são comestíveis. A avelã comum é a espécie mais amplamente cultivada por suas nozes, seguido em importância pelo filbert. As nozes são colhidas também das outras espécies, mas além da avelã, nenhuma é de grande importância comercial significativa. Um número de cultivares da aveleira comum e avelã são cultivadas como plantas ornamentais em jardins, incluindo as formas com hastes retorcidas ( C. avellana'contorta ", popularmente conhecido como" Harry Lauder vara está andando "de sua aparência retorcida), com choro ramos ( C. avellana 'Pendula'), e com folhas roxas ( C. maxima 'Purpurea'). Hazels são usados ​​como plantas do alimento pelo larvas de várias espécies de Lepidoptera.

 

Mitologia e folclore

Os celtas acreditavam avelãs deu uma sabedoria e inspiração. Existem inúmeras variações sobre um conto antigo que nove aveleiras cresceram em torno de uma piscina sagrada, caindo nas porcas de água que foram comidos pelo salmão (peixe sagrado para Druids), que absorveu a sabedoria. O número de pontos no salmão foram ditas para indicar quantas nozes tinham comido. Um professor Druid, em sua tentativa de se tornar onisciente, pego um desses salmão especial e pediu a um aluno para cozinhar o peixe, mas não comê-la. Enquanto ele estava cozinhando-lo, líquido quente do peixe cozinhar salpicou polegar do aluno, que ele naturalmente aspirado para esfriar, absorvendo assim a sabedoria do peixe. Este menino foi chamado Fionn Mac cumhail(Fin McCool) e passou a se tornar um dos líderes mais heróicas na mitologia gaélica. O Poder Hazel, de contos de Grimm , afirma que os ramos de avelã oferecer a maior proteção contra cobras e outras coisas que se arrastam sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário