quarta-feira, 28 de novembro de 2012


AZEVINHO


Nome científico: Ilex aquifolium L.
Nome popular: Azevinho, azevinho-espinhiso, espinha-sempre-verde, azevim, zebro, pica-folha, pica-rato, visqueiro.
Família: Aqüifoliácea.
Descrição: A Ilex aquifolium ‚ uma árvore de grande porte, com folhas perenes, que pode alcançar 30m de altura. Seu crescimento é muito lento e, por essa razão, na maioria das vezes, a planta é‚ mais vista como um arbusto. A principal característica desta planta são os frutinhos - arredondados e de um vermelho brilhante e muito intenso. Interessante destacar que os frutos são produzidos apenas pelas plantas-fêmeas, geralmente no período compreendido entre o fim do verão e o início do outono. Trata-se de uma planta que necessita de sol pleno para se desenvolver bem. Além disso, é essencial o plantio em solo leve, rico em matéria orgânica e que apresente boa drenagem. Recomenda-se, também, garantir solo ácido e úmido.
Origem: Europeia.
Partes usadas: folhas, rizoma, casca, fruto.


Planeta: Saturno.
Elemento: Terra.
Deuses: Hell, Mãe Holle e o Deus Chifrudo nos seus aspectos minguantes do ano, Cailleac.
Propriedades mágicas: o azevinho é usado em enfeites do Sabbat de YULE, significa fertilidade, amor. Tambem usada para banir maus espíritos.
Rituais e festivais: Sabbats de Yule e Lammas.

Propriedade terapêutica: Indicado no tratamento de distúrbios hepáticos, dispepsia, histeria, febres, cólicas, enfermidades do estômago e intestinos, reumatismo. O fruto do azevinho é purgativo e as folhas combatem quaisquer cólicas ou enfermidades do estômago, pois têm efeitos adstringentes, sudoríficos, antiatríticas e febrífugas. Dizem que seu efeito analgésico para dores de estomago e intestinos é superior ao da morfina, beladona e cocaína.





Preparo e dosagens:
- Aperitivo diurético – Infusão: ferver 1L de água com um punhado de rizoma de azevinho por 2 min. Deixar em repouso por 10 min, antes de filtrar. Tomar á vontade.
-Febre: ferver 30g de casca de azevinho em 1L de água. Beber copos pequenas durante o dia.
-Purgativo: 2 à 5g de pó das bagas, dissolvidos em água.
-Febres intermitentes nas gripes, enfermidades infecciosas (sarampo, escarlatina, ect.), no reumatismo: infusão de 20g de folhas em 1L d’água. Tomar 4 a 5 xícaras por dia.

Uso: Muito utilizada nas decorações natalinas, esta planta tem a fama de espantar "maus espíritos" e trazer prosperidade. Conta uma antiga lenda, que o azevinho-inglês (Ilex aquifolium) era usado pelos druidas para afastar os maus espíritos, sendo colocados em portas e janelas, formando uma espécie de barreira. Acredita-se que daí tenha surgido a tradição de ornamentar a entrada da casa com azevinhos, especialmente no Natal. Mais especificamente o azevinho europeu, Ilex aquifolium - é comumente referenciado em tempo de Natal. Em muitas culturas ocidentais, o azevinho é uma decoração de Natal tradicional, usado especialmente em grinaldas. Muitos dos azevinhos são amplamente utilizadas como plantas ornametais em jardins e parques. Vários híbridos e numerosas cultivares foram desenvolvidas para o uso do jardim, entre eles, o muito popular "Highclere holly ", Ilex × altaclerensis (I. aquifolium × I. perado) e" azul holly ", Ilex × meserveae (I. aquifolium × I . rugosa). Hollies são frequentemente utilizados como barreiras; das folhas espinhosas torná-los difíceis de penetrar, e eles levam bem a poda e modelagem. Em heráldica , o azevinho é usado para simbolizar a verdade. Entre os séculos XIII e XVIII, antes da introdução de nabos, azevinho era cultivada para uso como forragem de inverno para o gado e ovelhas. Variedades menos espinhosas de azevinho foram preferidos, e na prática, as folhas que crescem perto do topo da árvore tem espinhos muito menos tornando-os mais adequados para forragem. Holly era também uma vez entre as madeiras tradicionais para gaitas Grandes Highland antes gostos virou-se para importados densas florestas tropicais, como cocuswood, ébano e pau preto Africano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário