domingo, 19 de maio de 2013

BASÍLICO ou MANJERICÃ


BASÍLICO ou MANJERICÃ


 
Nome mágico: Ocimum basilicum.

Nomes Populares: Manjericão, Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande

Descrição: O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

Família: Lamiaceae

Origem: Ásia e na Índia.

Aroma e sabor: Planta extremamente aromática, cujo sabor por vezes pode substituir o sal.

Partes usadas: Folhas.
 


Planeta: Marte, Sol.

Elemento:
Fogo, Ar.

Deuses: Aine, Frigg, Inanna, Tara, Tulasi.

Propriedades mágicas: Usado em rituais de riqueza e prosperidade. Pode ser carregada no bolso para atrair dinheiro. Há tempos atrás se acreditava que a mulher acabaria com a infidelidade do marido salpicando basil no corpo dele. O seu perfume emanando pela casa, traz harmonia e vigor ao casamento. Plantado em vasos, inibe a entrada de energia negativa. Nos florais, é indicado para pessoas desorganizadas e indisciplinadas.


Rituais e festivais: Sabbat de Imbolc.
 

Histórico e curiosidades: Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia. Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egito. No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro. O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

Propriedades terapêuticas: Além do sabor especial que esta planta confere aos pratos em que é acrescentada, ela também é aplicada terapeuticamente (como infusão – em gargarejos para aliviar dores de garganta; em bochechos para cicatrizar aftas; em tosses, resfriados ou crises de bronquite; como sedativo suave que ajuda a combater dores de cabeça, enxaqueca e gastrite). Para usá-lo como repelente, coloque suas folhas numa vasilha com água.
 

Uso geral: Como o seu sabor se perde com o cozimento, assim como seus princípios ativos, é conveniente adicioná-lo ao prato, no final do cozimento. Não combina com vinagre e sim com azeite. As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário